Muitos pais ficam apreensivos quando se trata do momento de levar seus filhos pela primeira vez ao dentista. Hoje a nova geração pode dizer, que ir ao dentista é uma atividade prazerosa, isto porque o odontopediatra, que é o dentista responsável pela iniciação das crianças ao meio odontológico, pode conseguir uma relação muito agradável com seus pequenos pacientes ao recebê-los em um ambiente especialmente aconchegante, respeitando suas curiosidades e medos, e com o vocabulário e as explicações próprias para cada idade.
O odontopediatra além de dentista possui formação em comportamento infantil, e através de consultas breves em consultório lúdico e divertido conquista a confiança dos pequenos.
Muito da tensão da criança provém de comentários feitos por adultos que sofreram experiências odontológicas negativas, gerando nas crianças o medo subjetivo.
A criança pequena se caracteriza por sua grande abertura em relação ao mundo, acolhendo sem resistência tudo o que vem do ambiente em redor. Toda a sua atividade psíquica tem por finalidade conhecer o mundo circundante. Logo a criança saberá reconhecer o interesse e sentimentos vindos do coração, o respeito e a vontade de ajudar. Neste período, em que ela aparentemente “nada entende”, é a que mais intensamente assimila os conteúdos da natureza da alma do ambiente que a circunda.
Por isso o profissional é bastante carinhoso com as palavras mostrando para a criança o que vai ser feito como se fosse um teatrinho para evitar expectativas e evita que a criança imagine situações abstratas não prazerosas. Com consultas repetidas, ela se acostuma e acaba se formando um vínculo afetivo e de confiança com o dentista, os bebês que começam a visitar o dentista desde cedo quando sofrem algum trauma ou necessitam de intervenção, já se sentam na cadeira odontológica e, entre historinhas e diversão, permitem que se execute o procedimento sem choro.
Por volta dos seis meses de idade, o sorriso do bebê ganha um novo ingrediente: na arcada inferior já começam a despontar os primeiros dentinhos. O que nem todas as mamães sabem é que, para garantir que a dentição do pequeno se desenvolva de maneira saudável, é hora de marcar a primeira consulta, primeiro dente, primeira visita.
Quanto antes a criança iniciar este contato, mais facilmente irá incorporar hábitos de higiene oral e dieta saudáveis em seu dia-a-dia. Para muitas mamães escovar os dentinhos dos pequenos é uma verdadeira batalha, já que muitos choram ou não ficam de boca aberta, a visita frequente ao odontopediatra pode facilitar o dia-a-dia deste hábito já que elas passam a entender que da mesma forma que tem que tomar banho, lavar o cabelo, é necessário limpar a boca .
O acompanhamento com o dentista é importante para que a dentição se desenvolva de forma saudável, evitando cáries, mesmo em estágio inicial ( bebês podem ter cáries, diagnosticadas pela presença de manchas brancas) ou alguma anormalidade nas funções relacionadas à face, como sucção, respiração, deglutição, mastigação e fala, além de ensinar ao os procedimentos para a higienização eficiente.
Para a nova geração ir ao dentista é uma atividade prazerosa e muito mais tranqüila uma vez que atuamos com a prevenção isto significa uma Geração Cárie Zero .
Estes pacientes certamente farão parte de um grupo diferenciado, com a oportunidade de crescer sem a experiência da cárie. Terão no seu dentista um amigo.